Objetivos, atividades e resultados obtidos. AJUDE-NOS A AVALIAR O IMPACTO DESTE PROJETO!

Objetivos, atividades e resultados obtidos

O AMEX III veio reforçar e valorizar fatores imateriais de competitividade como forma de potenciar o aumento da base e capacitação do setor da Tecnologias Ambientais na exportação. Surgiu em linha com o trabalho que a APEMETA tem vindo a executar ao longo dos últimos 10 anos para promover o efetivo crescimento das exportações e o aumento do valor acrescentado dos produtos e serviços do Setor Ambiental, que se caracteriza por ser multidimensional e disciplinar, cobrindo diversas sub-áreas e estando intrinsecamente ligado a outros Clusters.

A pandemia teve um forte impacto no projeto, face ao inicialmente previsto, sendo que somente através de um processo de adaptação contínua foi possível à APEMETA cumprir com o Plano de Ação a que se propôs e executar com sucesso mais uma ação coletiva para o Setor Português do Ambiente!

Entre as diversas atividades realizadas esteve a criação e o desenvolvimento da entidade visual e os materiais de divulgação. (ex: Folheto do Projeto) bem como a criação de um website do projeto que reúne as principais atividades e resultados obtidos.

 

No âmbito do AMEX III, a APEMETA conseguiu alcançar 36 mercados diferentes, através de

– mais de 20 ações de Ações de Benchmarking e quatro presença institucionais em eventos de referência para o setor em diferentes geografias,

– 25 novos protocolos celebrados com entidades congéneres em diferentes geografias, sendo que grande parte destas ações ocorreu em mercados não explorados pela APEMETA anteriormente

Foram ainda promovidos diversos Encontros de networking, nomeadamente:

– quatro Encontros Internacionais de Tecnologias Ambientais, que decorreram online, numa plataforma virtual que permitiu a mostra das empresas portuguesas e parceiros externos, áreas de networking, reuniões B2B e webinares de partilha de experiências – os quais poderá ainda rever ou aceder às apresentações feitas pelos oradores. Estas iniciativas contaram com mais de 280 participantes , 24 entidades externas, 7 webinares e 24 stands virtuais;

– quatro Encontros nacionais nas regiões Norte, Centro, Alentejo e online, onde estiveram mais de 100 participantes, e que permitiram a partilha de experiências, o networking bem como a apresentação das diversas ferramentas produzidas.

Estes eventos permitiram alcançar mais de 130 entidades nacionais e também muitas internacionais.

Destacamos ainda as publicações e ferramentas desenvolvidas no âmbito do projeto:

-sete guias de acesso a mercados externos sobre o Setor do Ambiente, (Nicarágua, Equador, Botswana, Costa do Marfim e Togo, Gana e Gâmbia, Guiné Equatorial e Guiné Bissau) que disponibilizam informação caracterizadora ao nível técnico e económico do setor ambiental, bem como as principais iniciativas do setor e contactos úteis

-nove coletâneas de legislação ambiental (Nicarágua, Equador, Botswana, Costa do Marfim, Togo, Guiné Equatorial,  Guiné Bissau, Gâmbia, Gana) que comtemplam, para cada mercado, a informação de caráter legislativo geral e específico para o setor do ambiente.

– três guias de boas práticas e casos de sucesso em Portugal, em três idiomas diferentes, cobrindo o portfolio de competências nacionais nas áreas chave, transmitindo a capacidade do tecido empresarial português, promovendo as suas capacidades e competências: Economia Circular (PT, ES, EN – brevemente disponível); Desenvolvimento Urbano Sustentável (PT, ES, EN – brevemente disponível); e Tecnologias Ambientais (PT, ES, EN – brevemente disponível).

– Foi também criada a plataforma www.ambienteglobal-eventos.pt como ferramenta de apoio às estratégias de disseminação externa das empresas. A Plataforma reúne os vários eventos e conferências existentes no mundo relativos ao setor do ambiente, onde os parceiros da APEMETA e outras entidades do setor podem carregar diretamente na Plataforma os eventos, bem como consultar os eventos já carregados. O sucesso desta plataforma depende de todos, por isso, contamos com a sua colaboração – pode carregar AQUI os eventos que considere relevantes para o setor.

Ajude-nos a avaliar o impacto deste projeto! Diga-nos a sua avaliação, e deixe-nos comentários e sugestões!

Por favor responda a este breve questionário (5’ max)

Mais Informações:
www.apemeta.pt
www.ambienteportugal.pt
tecnico@apemeta.pt
Tel: 21 750 60 00