INICIATIVAS ANTERIORES
AMEX I e II
As edições anteriores Amex I e Amex II, produziram também conteúdos úteis para as empresas portuguesas em diversos mercados, pelo que, podem ser consultados nos seguintes separadores.
PROJETO AMEX II – AMBIENTE E EXPORTAÇÃO
Número do projeto | POCI-02-0752-FEDER-014565
Designação do Projeto | AMEX II – AMBIENTE E EXPORTAÇÃO II
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de intervenção | Norte e Centro
Entidade beneficiária | APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais
Data da aprovação | 18-01-2016
Data de início | 29-01-2016
Data de conclusão | 26-07-2018
Custo total elegível | 620.647,72€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER: 527 550,56€
Objetivo estratégico
APEMETA com este projeto, pretende identificar oportunidades e constrangimentos de acessos a novos mercados, desenvolver processos colaborativos de internacionalização, através do desenvolvimento de plataformas de partilha de conhecimento e capacitação sobre os mercados externos e ainda atividades de prospeção, com o aproveitamento de sinergias existentes, quer nos mercados já consolidados quer na penetração em novos mercados.
A APEMETA definiu um conjunto de atividades que constituem o projeto de investimento designado AMEX II – Ambiente e Exportação, que visa reforçar os pontos fortes, corrigir ou eliminar os pontos fracos, aproveitar as oportunidades e identificar as ameaças para o setor das Tecnologias Ambientais Português.
Desta forma, o grande objetivo estratégico é prover as empresas de informação essencial sobre mercados internacionais e dar a conhecer a todas as empresas associadas, e não associadas, as oportunidades de negócios existentes nos diversos mercados e ainda reforçar estratégias coletivas de internacionalização, com vista a promover o aumento das exportações e da visibilidade internacional de Portugal, posto isto a APMETA prevê desenvolver as seguintes ações:
– Campanhas coletivas de promoção internacional, nomeadamente através da participação da APEMETA em Feiras Internacionais do setor do Ambiente; definição de campanhas de meios para a promoção da imagem do setor das Tecnologias Ambientais e oferta nacionais nos mercados internacionais através da criação do site do projeto AMEX II, para a disseminação da informação, como por exemplo, partilha das capacidades de realização das empresas do setor, divulgação das tecnologias disponíveis, capacidades instaladas, experiencias e resultados alcançados, e ainda para a promoção da imagem a APEMETA irá ter presenças institucionais com Stand em certames internacionais de referência;
– Identificação de oportunidades e constrangimentos de acesso a novos mercados, através da elaboração de guias de acesso ao mercado e desenvolvimento de coletâneas legislativas para conhecimento do contexto legal e regulatório nos mercados alvo;
– Concretização de ações de divulgação do setor Ambiente Português, através de ações de Benchmarking e contactos/protocolos com associações congéneres;
– Desenvolvimento de processos colaborativos de internacionalização, através da renovação do site da APEMETA e da atualização do diretório, da criação do site do projeto AMEX II – Ambiente e Exportação e da renovação do PORTAL DAS TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EM PORTUGUÊS. Estas plataformas são de partilha de conhecimento e capacitação sobre os mercados externos, onde é feita a divulgação de protocolos com entidades congéneres, atualização de notícias do setor ambiental, divulgação de oportunidades de negócio no setor, publicação de legislação atualizada, etc.;
– Promoção internacional da oferta de produtos e serviços diferenciados e de maior valor acrescentado. A APEMETA pretende fazer a sua promoção por diferentes meios, tais como, pelo site do projeto AMEX II – Ambiente e Exportação do PORTAL DAS TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EM PORTUGUÊS, do site institucional da APEMETA, trípticos em 3 línguas diferentes (Português, Inglês e Castelhano), divulgação e disseminação de informação em encartes locais e/ou nacionais de elevada tiragem nos mercados externos, com o objetivo de divulgar a presença e objetivos dessa mesma presença e ainda seminários de divulgação do projeto.
– Atividades de prospeção, com aproveitamento de sinergias existentes, quer nos mercados já consolidados quer na entrada em novos mercados, por intermédio de ações de benchmarking e contactos/protocolos com associações congéneres, persecução de contactos ao abrigo de protocolos já existentes e procura de novos interlocutores institucionais com o objetivo de reformar e diversificar canais de transferência de conhecimento. Propagação e disseminação de atividades desenvolvidas ao longo do projeto no site do mesmo.
PROJETO AMEX I – AMBIENTE E EXPORTAÇÃO
Número do projeto | POCI-02-0752-FEDER-014565
Designação do Projeto | AMEX II – AMBIENTE E EXPORTAÇÃO II
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de intervenção | Norte e Centro
Entidade beneficiária | APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais
Data da aprovação | 18-01-2016
Data de início | 29-01-2016
Data de conclusão | 26-07-2018
Custo total elegível | 620.647,72€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER: 527 550,56€
Objetivo estratégico
APEMETA com este projeto, pretende identificar oportunidades e constrangimentos de acessos a novos mercados, desenvolver processos colaborativos de internacionalização, através do desenvolvimento de plataformas de partilha de conhecimento e capacitação sobre os mercados externos e ainda atividades de prospeção, com o aproveitamento de sinergias existentes, quer nos mercados já consolidados quer na penetração em novos mercados.
A APEMETA definiu um conjunto de atividades que constituem o projeto de investimento designado AMEX II – Ambiente e Exportação, que visa reforçar os pontos fortes, corrigir ou eliminar os pontos fracos, aproveitar as oportunidades e identificar as ameaças para o setor das Tecnologias Ambientais Português.
Desta forma, o grande objetivo estratégico é prover as empresas de informação essencial sobre mercados internacionais e dar a conhecer a todas as empresas associadas, e não associadas, as oportunidades de negócios existentes nos diversos mercados e ainda reforçar estratégias coletivas de internacionalização, com vista a promover o aumento das exportações e da visibilidade internacional de Portugal, posto isto a APMETA prevê desenvolver as seguintes ações:
– Campanhas coletivas de promoção internacional, nomeadamente através da participação da APEMETA em Feiras Internacionais do setor do Ambiente; definição de campanhas de meios para a promoção da imagem do setor das Tecnologias Ambientais e oferta nacionais nos mercados internacionais através da criação do site do projeto AMEX II, para a disseminação da informação, como por exemplo, partilha das capacidades de realização das empresas do setor, divulgação das tecnologias disponíveis, capacidades instaladas, experiencias e resultados alcançados, e ainda para a promoção da imagem a APEMETA irá ter presenças institucionais com Stand em certames internacionais de referência;
– Identificação de oportunidades e constrangimentos de acesso a novos mercados, através da elaboração de guias de acesso ao mercado e desenvolvimento de coletâneas legislativas para conhecimento do contexto legal e regulatório nos mercados alvo;
– Concretização de ações de divulgação do setor Ambiente Português, através de ações de Benchmarking e contactos/protocolos com associações congéneres;
– Desenvolvimento de processos colaborativos de internacionalização, através da renovação do site da APEMETA e da atualização do diretório, da criação do site do projeto AMEX II – Ambiente e Exportação e da renovação do PORTAL DAS TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EM PORTUGUÊS. Estas plataformas são de partilha de conhecimento e capacitação sobre os mercados externos, onde é feita a divulgação de protocolos com entidades congéneres, atualização de notícias do setor ambiental, divulgação de oportunidades de negócio no setor, publicação de legislação atualizada, etc.;
– Promoção internacional da oferta de produtos e serviços diferenciados e de maior valor acrescentado. A APEMETA pretende fazer a sua promoção por diferentes meios, tais como, pelo site do projeto AMEX II – Ambiente e Exportação do PORTAL DAS TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EM PORTUGUÊS, do site institucional da APEMETA, trípticos em 3 línguas diferentes (Português, Inglês e Castelhano), divulgação e disseminação de informação em encartes locais e/ou nacionais de elevada tiragem nos mercados externos, com o objetivo de divulgar a presença e objetivos dessa mesma presença e ainda seminários de divulgação do projeto.
– Atividades de prospeção, com aproveitamento de sinergias existentes, quer nos mercados já consolidados quer na entrada em novos mercados, por intermédio de ações de benchmarking e contactos/protocolos com associações congéneres, persecução de contactos ao abrigo de protocolos já existentes e procura de novos interlocutores institucionais com o objetivo de reformar e diversificar canais de transferência de conhecimento. Propagação e disseminação de atividades desenvolvidas ao longo do projeto no site do mesmo.